Why don't you do right ♫

domingo, 25 de julho de 2010

http://heavypettingzoo.files.wordpress.com/2009/12/peggy-lee03.jpg

Norma Deloris Egstrom nasceu em 1920 e é considerada até os dias de hoje como uma das maiores cantoras de jazz.
Teve uma infância difícil, sua mãe faleceu quando Peggy ainda era muito nova. Seu pai casou-se novamente. Peggy teve uuma relação bastante difícil com a sua madrasta. Para ajudar a passar a tristeza cantava.

http://www.cardcow.com/images/set21/card00090_fr.jpg


Conseguiu seu primeiro emprego em Fargo, trabalhava como garçonete quando um radialista a descobriu e mudou seu nome para Peggy Lee. Em 1937 ela viajou para tentar a sorte na Califórnia, mas voltou pouco tempo depois para Fargo.
Tentou novamente mas sem sucesso a carreira na Califórnia. Mas, em 1941 como integrante de um grupo vocal (The Four of Us) foi convidada para trabalhar no Ambassador West Hotel. Durante este compromisso, ela foi ouvida por Mel Powell, que convidou Benny Goodman para ouvi-la. A cantora de Benny Goodman, Helen Forrest, estava prestes a sair e Peggy foi contratada como sua substituta.

http://www.classichollywoodbios.com/Images/Links%20Images/Music/PeggyLee.JPG

Ela se juntou à banda para uma participação no College Inn e dentro de poucos dias cantou em uma data de registo. A música "Elmer's Tune", foi um enorme sucesso, como também outras gravações que fez com Goodman: "How Deep Is the Ocean?", "How Long Has This Been Going On?", "My Old Flame" e "Why Don't You Do Right?". Mais tarde, casou-se com o guitarrista de Goodman, Dave Barbour. Depois que ela ter deixado a banda de Goodman em 1943, ela teve discos bem sucedidos, incluindo "That Old Feeling" e três canções de que foi co-compositor com Barbour, "It's a Good Day", "I Don't Know Enough About You, "e" Mañana ".

O seu álbum de 1953 chamado "Black Coffee" foi um grande sucesso assim como "Beauty and the Beat" um anos mais tarde. Nestes e noutros álbuns, Lee foi muitas vezes acompanhada por músicos de Jazz, incluindo Jimmy Rowles, Paich Marty e George Shearing.Peggy também participou em vários filmes, a tocar a música de título "Johnny Guitar" (1954), e escreveu músicas para outros, incluindo "Tom Thumb" (1958).

Ela também fez uma série de aparições no ecrã em papéis de qualidade, incluindo "The Jazz Singer" (1953), e para um ", Pete Kelly's Blues" (1955), ela foi nomeada para um Óscar de Melhor Actriz Secundária.No entanto, sua fama mais duradoura no cinema encontra-se em seu trabalho fora da tela em "Walt Disney, A Dama e o Vagabundo", para os quais Lee escreveu a canção "He's a Tramp" e forneceu a voz para os personagens de Peg, os gatos siameses.

Sua voz é leve com uma rouquidão delicada, oferecendo intrigante contraste com o acompanhamento de grande orquestra que é geralmente uma parte de uma performance de Peggy.


http://songbook1.files.wordpress.com/2010/05/peggy-lee-do-right-1a.jpg

Em 1993, ela gravou um dueto com Gilbert O' Sullivan para o seu álbum "Sounds of the Loop".
Se tornou referência mundial como voz feminina no jazz, servindo ainda de inspiração para vários artistas como: Bobby Darin, Paul McCartney, Bette Midler, Madonna, K. D. Lang, Elvis Costello, Dusty Springfield, Dr. John, Christina Aguilera entre muitos outros.

http://www.musicweb-international.com/classrev/2006/Aug06/Peggy_Lee_CDAJA5644.jpg

Além de cantora atuou em cerca de 9 filmes, foi indicada ao Oscar pelo seu papel em Pete Kellys' Blues.
Como escritora, colaborou com seu ex marido Dave Barbour, Sonny Burke, Victor Young, Francis Lai, Dave Grusin, John Chiodini, e o Duque Ellington, que disse “If I’m the Duke, then Peggy’s the Queen. ” (“Se eu sou o Duque, então Peggy é a rainha.”)

http://www.weirdwildrealm.com/filmimages/peggylee.jpg

Peggy ainda serviu de inspiração para a personagem Jessica Rabbit (citada no post anterior). Onde, aparece cantando um dos seus maiores sucessos "Why don't you do right".

Fiquem com vídeos das duas divas:







Por enquanto é só pessoal. ;*

0 comentários: