Todas nós temos padrões de beleza diferentes, mas que interagem entre si das formas mais distintas possíveis.
Hoje, vemos modelos altas, magras, cabelos longos, rosto assimétrico e com o que essa geração contemporânea chama de 'curvas'. Particularmente nunca gostei desse padrão de beleza contemporâneo, pela forma com que ele vê e seleciona as mulheres.
Sabemos como o padrão de beleza é hoje, mas sabemos como ele se tornou no que é hoje?
Concursos de beleza sempre foram os lugares onde os padrões se construiam.Por esse motivo, hoje começo com uma nova linha de posts que vão tratar do concurso MISS UNIVERSO nos anos dourados.
"Miss Universo é a mais importante competição internacional de beleza feminina, realizada anualmente e promovida pela Miss Universe Organization, cujo proprietário é Donald Trump" (Wikipédia feelings)
•Dorothy Britton(1927):
• Ella Van Hueson(1928):
Essa Americana foi a terceira ganhadora do concurso realizado em Galveston. Considerada uma das mais belas ganhadoras foi considerada um ícone na época. Ella Van Huesen, vencedora do título de "Miss Universo", usando um boné de couro e óculos de proteção, na frente de um avião sobre um campo em Chicago, Illinois, 1928. Van Huesen está olhando para a esquerda e acenando. Ela está vestindo um corpete e vestido. Texto no avião: American Railway Express. A partir da coleta de Chicago Daily News.
• Lisl Goldarbeiter(1929):
Em 1929 foi a primeira vez que uma competidora International ganhou o concurso, ela foi Lisl Goldarbeiter Áustria, um dia depois sua foto estava em todos os jornais que a chamavam de "Miss Universo".
Lisl nasceu em Março, 23 1909, ela cresceu em Viena, em circunstâncias modestas, em primeiro lugar ganhou o título de Miss Áustria em 1929 no concurso de beleza austríaco, terminando à frente de 600 outras concorrentes.
Ela terminou em segundo lugar no concurso de beleza Miss Europa, em Paris, onde a primeira rainha da beleza húngara, Böske Simon ganhou.
Naquele ano, partiu para os Estados Unidos para competir contra as belezas americanas no Texas.
Lisl foi eleita Miss Universo, por decisão unânime do júri. Ela recebeu 2.000 dólares em ouro e uma placa de prata grande. Ela depois de se tornar subitamente famosa, recebeu vários convites e uma oferta de Hollywood, Miss Lisl Goldarbeiter corou quando lhe ofereceram um contrato de 15 mil dólares americanos uma peça teatral que envolvia um maiô apertado quatro vezes por dia, o Papai "deve decidir", disse ela, como assim muitos artistas e celebridades que querem passar algum tempo com ela.
Ela viajou extensivamente e, depois de ter rejeitado inúmeros pretendentes, acabou por se casar com Fritz Spielmann, herdeiro de uma fortuna no ramo de gravatas de seda, em Viena.
Esses anos de ouro em Viena, chegaram ao fim quando a Alemanha de Hitler anexou a Áustria. Eles perderam quase tudo na guerra, a aventura da vida teve de ser mudada completamente por Lisl que finalmente encontrou uma casa em Budapeste, em 1950, faleceu em 14 dezembro de 1997.
Marci Tenczer, seu primo gravou tudo em filme e em 2006 um documentário foi feito com o material.
Mais informações sobre o Miss Universo 1929 documentário, por favor, vá para: (em inglês)
http://www.forgacspeter.hu/eng/main/films/missuniverse/missuniverse.html
• Dorothy Dell Goff(1930 I):
No dia 8 de Junho de 1934, faleceu aos 19 anos em uma colisão entre o carro em que estava e um poste. Dell foi enterrada no Cemitério de Metairie, em Nova Orleans, Louisiana.
• Yolanda Pereira(1930 II):
Quando a jovem retornou de Porto Alegre para sua cidade uma multidão incalculável foi aguardá-la no porto levando flores de todo tipo. Foram dias e noites de festas. Yolanda compareceu à maioria delas sempre com seu jeito simples e conquistando a todos com seu sorriso encantador.
Vencidas as duas primeiras etapas, era necessário cumprir mais uma. E Yolanda seguiu para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, para participar do Miss Universo, embora não alimentasse o desejo de vitória. Havia outras candidatas muito bem cotadas e, além disso, alguns países tinham mais de uma candidata.
Embora ocorrendo em território brasileiro, o jornal “A Noite”, que instituíra o concurso, dava ao público notícia da sua imparcialidade absoluta. O Brasil participava com uma só candidata, escolhida conforme os critérios mais rigorosos. Do júri faziam parte somente dois brasileiros: o Conde Pereira Carneiro e o pintor Mario Navarro da Costa. O restante era constituído por mais nove membros. Estando os nossos jurados em desvantagem, o resultado do concurso ficava na dependência européia. Yolanda concorreu com vinte e cinco candidatas e no dia 8 de setembro, pela manhã, foi proclamada Miss Universo.
Yolanda Pereira faleceu aos 91 anos de idade, no dia 4 de setembro de 2001, no Rio de Janeiro.
•Netta Duchâteau (1931):
• Keriman Halis(1932):
A Turca Halis nasceu em 16 de Fevereiro de 1913. Foi modelo, atriz (teatro) e cantora. Ganhou o concurso por unanimidade. Logo após, foi lhe atribuido 'Ece' ao seu nome, que em turco quer dizer 'rainha'.
• Charlotte Wassef(1935):
(Sem fotos e sem informações =/)
Bem, por hoje é só amanhã continuo com essa saga sobre a história do Miss Universo. Beijos ;*
0 comentários:
Postar um comentário